Sexta-feira, Outubro 11, 2024 - 15:00 a Sábado, Outubro 12, 2024 - 13:30

Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 PORTO
Show map

A Conferência Internacional Mulheres e democracia: Reflexões luso-brasileiras sobre os 50 da Revolução dos Cravos visa aproveitar a celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, para criar um ambiente de debates, trocas e proposições que preserve a rica história e contribuições de mulheres neste momento decisivo, e paralelamente auxilie no desenvolvimento de soluções que fomentem políticas de igualdade de género no espaço luso-brasileiro.

Com o objetivo de avaliar o impacto da Revolução dos Cravos nos direitos das mulheres e na democracia, esta Conferência Internacional pretende suscitar uma reflexão sobre o impacto das mulheres nas democracias ocidentais e desenvolver estratégias para superar os desafios contemporâneos à sua participação plena nos pactos democráticos.

Esta Conferência Internacional resulta de uma colaboração entre o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e o Grupo de Pesquisa Mulher Renda e Democracia (grupo de pesquisa registado na Plataforma Lattes/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil), de que todas as coordenadoras do evento são integrantes, sendo as Profas. Doutoras Mônica Sapucaia Machado e Denise Almeida as suas líderes.

Esta conferência decorrerá em formato híbrido.
INSCRIÇÃO PARTICIPAÇÃO ONLINE

11 outubro

15:00 - Sessão de abertura | Auditório Carvalho Guerra
Profª. Doutora Sandra Tavares (UCP)