Desde a sua fundação em 2012, o “Católica Research Centre for the Future of Law” tem investido numa mudança de paradigma da investigação jurídica em Portugal.
Em vez de trabalho individual e isolado, desenvolvemos projetos que impliquem a coordenação dos esforços de investigadores com áreas de interesse e de especialidade diversas e que se integrem em redes nacionais e internacionais.
A investigação interdisciplinar, assente no cruzamento do direito com outras disciplinas, alarga o horizonte crítico e criativo do jurista. A investigação internacional alarga o âmbito do diálogo científico, libertando o investigador do ónus de escrever para uma audiência muito restrita e possibilitando que o seu trabalho seja aberto a um amplo e exigente escrutínio pelos seus pares estrangeiros no quadro de um verdadeiro diálogo científico transnacional.
Em paralelo, consciente da dimensão social e essencialmente prática do direito, o CEID pretende constituir uma plataforma que permita a realização de estudos jurídicos aplicados.
Financiado por fundos nacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.