Objetivos de Aprendizagem
É objectivo desta unidade desenvolver as competências necessárias a um mais profundo entendimento das teorias da Organização, da Gestão e da Estratégia.
No fim da cadeira, o aluno deterá um conjunto de conceitos, ferramentas e modelos básicos que lhe permitirão observar, analisar e compreender uma Organização como um todo e a sua evolução. Especial atenção será atribuída ao estudo de dois elementos: Gestão e Estratégia.
O conceito de cultura será também abordado com o objectivo de desenvolver competências que permitam o seu diagnóstico, bem como a compreensão das suas várias vertentes.
Para que haja uma melhor compreenção das matérias leccionadas e da sua aplicabilidade, o aluno terá a possibilidade de assistir, na sala de aula, à apresentações de duas empresas (2 casos prácticos, guest lectures), pela voz dos seus gestores - proporcionando-se assim a oportunidade de trazer as empresas, o seu modelo de Gestão e a sua Estratégia, até ao aluno/ambiente académico.
Conteúdos Programáticos
- Conceito de Organização
- Conceito de Gestão
a) A emergência da Gestão como disciplina científica;
b) Fontes de Informação de apoio à Gestão;
c) Variáveis e fatores de competitividade;
d) Gestão e Legislação Comercial;
e) Indicadores Fundamentais de apoio à Gestão;
f) Descapitalização de uma empresa;
g) A importância do Capital Social.
- Conceito de Estratégia
a) Evolução da Gestão Estratégica;
b) A importância da Informação para a Gestão;
c) Cultura Organizacional.