Bolsas

A Faculdade de Direito - Católica do Porto dispõe de bolsas e prémios aos alunos com mérito e comprovado esforço.

Bolsas de Mérito

São atribuidas aos estudantes inscritos em Mestrado que tenham obtido as classificações mais elevadas nas respetivas licenciaturas, desde que igual ou superior a 15 valores. As bolsas de mérito, em número de dez, são atribuidas semestralmente.

Consistem em:
a) Isenção integral de propina para os estudantes que ficarem graduados em primeiro e segundo lugares;

b) Isenção de 75% para o estudante que ficar graduado em terceiro lugar;

c) Isenção de 50% para os estudantes que ficarem graduados em quarto lugar;

d) Isenção de 20% para os estudantes que ficarem graduados em quinto e sexto lugares;

e) Isenção de 10% para os estudantes que ficarem graduados do sétimo ao décimo lugar.

Para mais informações, os alunos podem consultar a página Bolsas e Prémios. Para esclarecimento de dúvidas, devem contactar o Serviço de Estudantes e Empregabilidade.

Propinas

Valores referentes ao ano letivo 2020/2021, estando sujeitos a atualização nos anos seguintes. Consulte a tabela de propinas (2020/2021) da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Candidatos com Licenciatura Pós-Bolonha (240 ECTS):

Candidatura (só para alunos externos à Católica Porto) - 145.00€

Matrícula* para Licenciados pela Católica Porto - 630.00€

para licenciados externos à Católica Porto - 775.00€

Unidade por crédito (ECTS) - 16.25€

Exemplo – Cálculo Propinas para licenciados Pós-Bolonha

60 ECTS da parte escolar + 30 ECTS da Dissertação

Parte escolar (1º ano):
30 ECTS x 16.25€ | 487.50€/mês X 10 mensalidades = 4.875.00€

Dissertação (2º ano):
30 ECTS x 16.25€ | 487.50€/mês X 5 mensalidades= 2.437.50€

Valor total de Propinas do Mestrado (Licenciados de Bolonha) = 7.312.50€

* O valor da matrícula abrange os dois anos, não havendo lugar a pagamento de inscrição anual subsequente.

Candidatos com Licenciatura em Direito Pré-Bolonha(1) (5 anos):

Candidatura (só para alunos externos à Católica Porto) 145.00€

Matricula* para Licenciados pela Católica Porto 630.00€

para licenciados externos à Católica Porto 775.00€

Unidade por crédito (ECTS) 16.25€

Exemplo – Cálculo Propinas para licenciados de Pré-Bolonha

33 ECTS da parte escolar + 30 ECTS da Dissertação (3)

Parte escolar (1º ano):

Valor total: 2.681.25€ - será dividido pelos 2 semestres, na proporção do número de créditos ECTS a que o estudante se inscrever em cada um dos semestres.

Dissertação (2º ano):

30 ECTS x 16.25€/mês |  487.50€ X 5 mensalidades = 2.437.50€

Valor total(3) de Propinas do Mestrado (Licenciados Pré-Bolonha) = 5.118.75€

(1) Aplicável apenas a candidatos que realizaram uma Licenciatura em Direito em Portugal.

(3) A simulação de cálculo de propinas refere-se à obtenção do grau de Mestre numa área de especialização. Caso opte pelo Mestrado Geral em Direito (sem especialização) apenas tem que realizar 30 ECTS da parte escolar, devendo retirar 5 ECTS (no 1º ou 2º semestres).

No ato de matrícula é devida a taxa de matrícula e 1ª mensalidade (que será calculada em função do nº de ECTS a que o estudante se inscreve).

As taxas de candidatura e matrícula não são reembolsáveis em nenhuma circunstância, mesmo que o estudante anule a matrícula antes de iniciar o curso, ou não cumpra com as condições de admissão no caso de admissão condicionada. Nesta última situação, os valores de candidatura e matrícula serão transferidos para o 2º semestre, se o estudante efetivar a candidatura nessa fase e for admitido respetivamente.

A 1ª mensalidade poderá ser reembolsada aos candidatos admitidos condicionalmente, caso não se verifique a condição de admissão.

Serviços Académicos

Rosa Lina Rocha