Docente Marta Santos Silva propõe uma aliança entre os nudges e a tecnologia no webinar "Contrariar o efeito "Black Friday" com tecnonudges"

Segunda-feira, December 21, 2020 - 11:37

No dia 9 de dezembro, realizou-se o webinar "Contrariar o efeito "Black Friday" com tecnonudges." O evento, conduzido por Marta Santos Silva, que leciona o seminário de Direito Comparado dos Contratos de Consumo na era digital, dividiu-se em três partes.

Primeiramente, a docente abordou a forma como o consumismo impacta a sustentabilidade. De seguida, foi exposta a regulamentação do comportamento do consumidor por imposição ou por "um empurrão", com referência à inovadora e interdisciplinar técnica dos nudges.
Por último, a docente sugeriu uma aliança entre os nudges e a tecnologia, com referência à utilidade dos sistemas de recomendação e dos sistemas de informação inteligentes no combate ao consumismo e na promoção de práticas de consumo mais sustentáveis.

Na plateia estiveram presentes académicos, advogados e oficiais de política pública que realçaram a importância do tema, não apenas de uma perspectiva puramente teórica, mas também do ponto de vista da prática do Direito.