Objetivos de Aprendizagem
Esta disciplina tem como objectivo principal permitir aos alunos fundamentar a sua opinião, a partir de um conhecimento sólido e fomentar a capacidade de reflexão e apetência para o conhecimento de temas de candente actualidade.
Objetivos de Aprendizagem
Esta disciplina tem como objectivo principal permitir aos alunos fundamentar a sua opinião, a partir de um conhecimento sólido e fomentar a capacidade de reflexão e apetência para o conhecimento de temas de candente actualidade.
Objetivos de Aprendizagem
Esta disciplina tem como objectivo principal permitir aos alunos fundamentar a sua opinião, a partir de um conhecimento sólido e fomentar a capacidade de reflexão e apetência para o conhecimento de temas de candente actualidade.
Um dos objectivos é a confrontação do aluno com uma nova temática científica, tentando, deste modo, e uma vez que logo após a apresentação teórica se segue a discussão, o reforço da capacidade de agilização da compreensão de novos conceitos.
Pretende-se dotar os alunos de conceitos teóricos, estimulando a capacidade de criar uma estrutura para a análise de casos e conceitos. Devido à actualidade da maioria dos temas e ao destaque de que os mesmos têm sido alvo por parte da comunicação social, os alunos têm aquele tipo de atitude “a favor” ou “contra” sem sentirem a necessidade de fundamentar a sua posição. Assim, esta disciplina reforça a necessidade individual de fundamentar o que se pensa e pensar para fundamentar.
Conteúdos Programáticos
Está dividida em 5 partes:
- Bioética, origem e percursos, princípios e fundamentos;
- Questões éticas no início da vida;
- Questões éticas no fim da vida II;
- Ética, investigação científica e integridade científica;
- Justiça e equidade nos cuidados em saúde.