Licenciatura em Direito

Licenciatura em Direito

Contactos

Serviços Académicos

Rosa Lina Rocha

E-mail: rlina@porto.ucp.pt
Tel.: 939 030 046

Mais Informação

As aulas estão a ser lecionadas de acordo com o modelo de Ensino Combinado.

Horário: Segunda-feira a sexta-feira entre as 8h30 e as 18h45 (possibilidade de aulas ao sábado de manhã)
Horário Pós-Laboral: Segunda-feira a sexta-feira das 19h às 23h15 (possibilidade de aulas ao sábado de manhã)

Brochura

CALENDÁRIO ESCOLAR

Descrição do Programa

A Licenciatura em Direito oferecida na Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP é uma formação de nível universitário de 4 anos. Nesta, o estudante obtém um conhecimento jurídico sólido e desenvolve competências transversais que lhe permitirão uma intervenção ativa em sociedade, como cidadão que faz a diferença e como profissional competente, responsável e íntegro.

A licenciatura assume-se, assim, como continuadora da formação intelectual, ética e cultural do estudante. Para tal contribuem, não apenas as disciplinas jurídicas e um vasto leque de disciplinas não jurídicas, mas programas de desenvolvimento de competências (ADN do Jurista) e de intervenção social (no âmbito da UDIP - Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa), únicos no panorama nacional. 
Contribui ainda o particular estilo de ensino personalizado praticado na Universidade Católica, em que cada estudante é objeto de uma atenção individualizada, potenciada pela existência de um regime de avaliação contínua, em turmas pequenas, onde se estimula a participação crítica e o diálogo jurídico.

A Licenciatura em Direito é a escolha natural de quem pretenda dedicar-se a alguma das profissões jurídicas, como a advocacia, a magistratura judicial ou do Ministério Público, a solicitadoria, os registos e notariado, a consultadoria a empresas, entre outras. Uma rápida observação da realidade mostra, adicionalmente, que se encontram juristas ou profissionais com formação jurídica em múltiplas áreas de atividade, para lá das profissões jurídicas tradicionais.

A Licenciatura em Direito da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP responde aos desafios que se colocam ao jurista no século XXI, conjugando tradição e inovação, em ordem ao sucesso dos seus estudantes:

Excelência técnica

Através de uma formação exigente e rigorosa em todas as disciplinas jurídicas, dada por um corpo docente altamente qualificado, do ponto de vista científico e pedagógico, e da valorização do mérito ao longo de todo o curso.

Competência comunicacional

A capacidade de comunicar o Direito, oralmente e por escrito, é desenvolvida em todas as disciplinas e, em especial, no programa ADN do Jurista, com módulos de Expressão Dramática, Oratória e Escrita Jurídica.

Competência prática forense

Os conhecimentos que se adquirem através do exercício das profissões forenses são parcialmente antecipados, através das disciplinas de Practicum de Processo Civil, Practicum de Processo Penal e Practicum Interdisciplinar, por intermédio da realização de estágios curriculares e, ainda, pela colaboração de advogados, magistrados, conservadores e notários na lecionação de diversas disciplinas opcionais.

Internacionalização

Os licenciados em Direito são preparados para uma atuação de natureza internacional, no estrangeiro ou em Portugal, pela frequência do International Law Programme, em que diversas disciplinas de Direito Internacional e Europeu são totalmente lecionadas em língua inglesa, podendo um quarto do curso ser realizado em inglês; sendo ainda ativamente promovida a mobilidade internacional para uma de entre mais de 60 universidades estrangeiras, durante 1 ou 2 semestres do curso.

Especialização

A Faculdade de Direito da UCP entende que deve ajudar os jovens profissionais do Direito diferenciarem-se no mercado de trabalho, o que é possibilitado, desde logo, com uma primeira e ampla especialização em Direito Privado, Direito Público ou Direito Penal, no último ano da licenciatura; e sucede depois, sobretudo, através da frequência de uma das oito áreas dos mestrados em Direito.

Interdisciplinaridade

A correta compreensão do Direito exige um conhecimento adequado das matérias sobre as quais o mesmo incide, isto é, das diversas áreas da vida social, sendo oferecida na licenciatura uma grande variedade de disciplinas não jurídicas (da economia à psicologia, da ciência política à mediação) que contribuem para esse conhecimento.

Digitalização da sociedade

No mundo contemporâneo, a atuação cívica ou profissional em sociedade exige o domínio das mais diversas ferramentas informáticas e o conhecimento do cruzamento do Direito com a tecnologia; e um ensino que abrace essas novas realidades, visando um blended learning que conjugue o melhor dos dois mundos, do presencial e do digital.

Contactos

Serviços Académicos

Rosa Lina Rocha

E-mail: rlina@porto.ucp.pt
Tel.: 939 030 046

Testemunho

Ana Rita Santos

Alumni
Sou extremamente grata à Universidade Católica.