Isabel Vellozo Ferreira

Alumni
Advogada

A Pós-Graduação em Direito da Família Empresária permitiu-me enriquecer o conhecimento em novas matérias de relevantíssimo interesse, ao abordar de forma especializada e estruturada as diversas temáticas relacionadas com as Empresas Familiares e as Famílias Empresárias.

Destaco uma equipa docente de excelência, com experiência não só académica como prática, que partilhou com grande dedicação e disponibilidade o seu conhecimento e experiência, garantindo um ensino científico direcionado para a realidade prática e para os desafios da vida profissional.

Foi muito gratificante e estimulante o relacionamento com os participantes, pela sua visão enriquecedora dos problemas e pelos percursos profissionais distintos, permitindo estabelecer pontes de colaboração e alargar a rede de contactos profissionais e pessoais.

É hoje imperativo que um advogado atualize os seus conhecimentos e domine novas áreas do direito, como o Direito da Família Empresária, e a participação na Pós-Graduação tem-se revelado muitíssimo importante na minha vida profissional, designadamente na assessoria jurídica que presto a inúmeras Empresas Familiares e Famílias Empresárias.

Jorge Macedo

Alumni
Revisor Oficial de Contas

Foi um grande privilégio ter tido a oportunidade de ser aluno da 1º edição da Pós-Graduação em Direito da Família Empresária, pois permitiu aceder a uma abordagem estruturada sobre a temática das empresas familiares e das famílias empresárias, lecionada por professores com elevada experiência académica e profissional sobre estas matérias.

O Curso assenta numa multidisciplinaridade de temas, essenciais para quem lida com empresas familiares e famílias empresárias, que vão desde aspetos eminentemente jurídicos, passando por temas da área da gestão e até das relações humanas, como sejam a prevenção e gestão dos conflitos.

O Curso fornece-nos as ferramentas necessárias, pois, o conhecimento científico e profissional partilhado concretiza-se num estudo de caso, por sinal bem real. O que suscita o debate entre participantes, com as mais variadas experiências pessoais e profissionais, culminando no desafio de os alunos apresentarem várias soluções práticas para os distintos problemas.
 
De destacar ainda o espírito com que decorreu o curso, numa agradável camaradagem e partilha de experiências. Reflexo disso mesmo foi a possibilidade de fomentar redes de contactos pessoais e profissionais e a criação de uma rede de alumni que culminou com o envolvimento e participação nas edições seguintes para partilha de experiências pessoais e profissionais. 

É com grande orgulho que ostento a minha participação nesta formação pioneira e inovadora em Portugal que se tem revelado certeira. Na minha vida profissional tenho contatado com inúmeras empresas familiares e a participação no Curso, pela forma multidisciplinar e abrangente como está organizado, permitiu consolidar um conjunto alargado de temas que, estando de certo modo dispersos, permitem agora uma visão global e inclusiva.

Pedro Gouveia

Membro do júri na apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação final
Empresário, membro de Família Empresária

A grande maioria das PME são de propriedade familiar. Na maioria delas, existe grande confusão entre empresa e família, por um lado e, por outro, entre propriedade, gestão e trabalho. Esta realidade, se não for devidamente cuidada, poderá levar a grandes problemas nas empresas e nas relações familiares.

Esta PG é, pois, o contributo mais profícuo para a formação de especialistas que cuidam destas problemáticas.

O curso trata de forma abrangente os vários aspetos envolvidos e as diversas soluções de que as empresas familiares necessitam para minimizar os seus problemas. Uma PG que prepara especialistas, para lidar de uma forma integral com a confusão reinante na maioria das EF. Confusão entre empresa e família…entre propriedade e gestão…propriedade e trabalho.

A Pós-Graduação em Direito da Família Empresária é, seguramente, a formação mais indicada, pois tem uma abordagem integral dos problemas, das relações e das soluções.

Roselis Piske

Alumni

O curso de Pós-Graduação em Direito da Família Empresária trouxe-me um enorme conhecimento quanto ao delicado processo da sucessão na empresa familiar, visto que foram abordados os aspectos legais, mas também a gestão de conflitos existentes neste tipo de empresa.
Os professores, com excelente experiência na área académica, e, principalmente, profissional, empenharam-se em transmitir aos alunos o conhecimento teórico e prático, fazendo com que as aulas fossem aproveitadas integralmente.
Importante salientar que a candidatura de alunos que não atuam na área jurídica também proporcionou uma troca de experiências e contribuíu para a compreensão dos assuntos que são abordados no curso.
Portanto, recomendo o curso aos profissionais que estão envolvidos em empresas familiares.

Vítor Ávila

Alumni
Gestor, Membro de Família Empresária

Bom programa e excelentes professores. Indispensável para quem trabalha ou possui uma empresa familiar. Superou as minhas expetativas. 

Contactos

Candidaturas

E-mail: candidaturas@porto.ucp.pt 
Telefone: 939 450 000 / 939 450 012
2ª a 6ª feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30