Press News & Events

Opinião: Ensino combinado: o futuro do ensino universitário?, por Manuel Fontaine Campos

Segunda-feira, Agosto 23, 2021 - 16:03
Público Online

A pandemia é um daqueles momentos históricos, que traçará um antes e um depois nas interações humanas. Uma das áreas em que tal sucederá é a do ensino, designadamente nas universidades. Há cerca de um ano, refletia sobre as lições que poderíamos retirar do ensino online que, de forma abrupta, tivemos de adotar na sequência da erupção pandémica. Agora, quando começamos a ver a luz ao fundo do túnel, faz sentido pensar no futuro do ensino pós-pandemia.

Reiteramos as conclusões a que tínhamos chegado: pelo menos no Direito, o ensino online funciona razoavelmente – no fim do ano, os estudantes adquiriram os conhecimentos e as competências pretendidas, ao mesmo nível de estudantes de anos anteriores; o ensino presencial continua, não obstante, a ser mais vantajoso nos momentos de interação personalizada entre estudantes e docentes e entre estudantes; e a avaliação escrita (em especial, o “exame final”) tem de ser presencial, para garantir a fidedignidade dos resultados, tendo também em conta as objeções da CNPD à utilização de ferramentas de vigilância online.

Tendo isto em conta, e dito de forma simples, parece-nos que, depois de se ter experimentado o potencial do ensino online, já não é possível voltar a enfiar o génio na lâmpada. Quem pensa que o período que vivemos é um mero interregno e que, debelada a pandemia, voltaremos ao ensino de antigamente, exclusivamente presencial, pensa que pode parar o vento com as mãos.

Leia o artigo na íntegra aqui.