Cresce e Aparece: projeto de alunos da Católica procura despertar o interesse dos mais jovens pela política

Thursday, March 4, 2021 - 09:39

Iniciativa criada por 13 estudantes da Católica Porto procura envolver as camadas jovens no meio político através da disponibilização de conteúdos informativos em meios digitais.

Fique a conhecer melhor o grupo responsável pelo movimento de apelo ao voto através do testemunho de Benedita Magalhães, estudante da Licenciatura em Direito:

Quando é que começaram a ficar mais sensibilizados com a questão da abstenção do eleitorado jovem?
Diria que a sensibilização da nossa equipa quanto à abstenção do eleitorado jovem partiu de uma reflexão que passou por incluir as nossas experiências pessoais. Acredito que à semelhança de muitos outros, não sabia o suficiente para tomar uma posição firme e consciente da primeira vez que exerci o meu direito ao voto. Esta noção nunca me abandonou e fez-me querer não só não repetir o erro como ajudar aqueles que se poderiam vir a sentir colocados em situação semelhante.

O aumento contínuo da taxa de abstenção de voto em Portugal (que nas presidenciais de 2016 tinha ultrapassado os cinquenta por cento) e o alarido em torno das eleições presidenciais dos EUA (que cativaram a atenção de muitos jovens portugueses) foram, no entanto, os maiores impulsionadores do projeto.

Foi a partir daí que surgiu a ideia de criarem a plataforma?
Sim! Em novembro, os portugueses, à semelhança do resto do mundo, viveram o enorme alarido que resultou das eleições presidenciais norte americanas. O que nos impactou foi a perceção de que a corrida presidencial portuguesa se realizaria em breve e que o mais provável era não lhe ser dada a mesma atenção. Nesse seguimento, de imediato surgiu a vontade de trabalhar para combater esse destino provável e com o intuito de puxar pelos portugueses e pela influência e difusão de informação que as redes sociais tornam possível. Decidimos atuar de forma dinâmica, imparcial e sintetizada, expondo tudo o que fosse relevante e estivesse ao nosso alcance.

Sentem que o interesse dos jovens por esta área pode depender do meio e linguagem em que é disseminado?
Sem dúvida! Atualmente, a tendência que se faz notar é a da procura de conteúdos de fácil e rápida compreensão, com um design jovial e que proporcionem uma sensação de conhecimento do mundo- a intenção é que esteja “tudo à distância de um click”. Também a utilização das redes sociais potencia o impacto da ação. Acreditámos que o Instagram seria o melhor meio para concretizar a nossa missão, dada a enorme adesão à plataforma, maioritariamente por jovens, mas não só!

Acham que o esclarecimento “descomplicado” sobre estas matérias pode ser um veículo para um maior envolvimento dos jovens na política?
Na nossa opinião, a maioria dos jovens vê a política como algo extremamente complexo e é neste sentido que o Cresce e Aparece surge, tentando descomplicá-la. Ao apresentarmos conceitos que servem de base para a compreensão de dimensões mais desenvolvidas, pretendemos facilitar as ferramentas que desencadeiem um despertar de interesse e a consequente procura de informação por iniciativa própria.

Têm algum plano para o futuro deste projeto?
Temos várias ideias e fomos recebendo propostas interessantes. Encontramo-nos numa fase de deliberações, sem intenções de ficar por aqui. Lançámos a página num momento extremamente pertinente, contudo, entendemos que este modelo de difusão de informação não deve ser pontual. A adesão e interação que marcou o projeto provou a sua relevância e a possibilidade de caminhos a prosseguir é enorme, sendo estes, dois aspetos que nos cativam e incentivam. Veremos onde nos levam!

Qual foi o impacto do programa ADN do Jurista no seu interesse por estas matérias? De que formas é que a ajudou a trabalhar a sua literacia política?
Organizámos o trabalho da nossa equipa de modo a que cada um aplicasse os conhecimentos adquiridos com a sua formação superior. No meu caso, não só através da licenciatura em Direito, mas também da envolvência em programas extracurriculares como é o caso do ADN do Jurista.

O trabalho ao nível da escrita e argumentação provou-se inúmeras vezes impactante, assim como a participação em Sessões Premium que proporcionaram uma compreensão mais aprofundada de temas como aquele sobre o qual o nosso projeto incidiu até ao momento: as eleições presidenciais. A possibilidade de ouvir as opiniões de vários jornalistas de renome sobre a temática em torno da qual pretendia estudar, enriqueceram a minha abordagem perante a informação recolhida e os aspetos aos quais maior relevo devia dar.

O ADN do Jurista é um programa inovador e extremamente enriquecedor que me permitiu desenvolver ferramentas essenciais para um futuro enquanto jurista. Puxou pelo meu pensamento crítico e ajudou-me a saber articular aqueles que são os aspetos necessários para prosseguir e concretizar os meus objetivos.


Fique atento a todas as novidades do projeto Cresce e Aparece.