Alumni da Faculdade de Direito integra projeto inovador de reparação de equipamento hospitalar

Monday, July 13, 2020 - 16:51

André Machado, alumni da Licenciatura em Direito de 2018, é o diretor executivo da plataforma Vent2life que procura restaurar equipamento médico danificado ou inutilizado.

A partir de 14 de abril, espera-se que pelo menos 200 ventiladores estragados ou inativos sejam recuperados e usados por vários hospitais portugueses.

Através da plataforma online, os hospitais podem indicar quais são os equipamentos que precisam de ser reparados e, com base nessa informação, a plataforma conecta um técnico de reparação ao hospital para que o problema seja resolvido.

Este projeto nasce no âmbito da pandemia causada pelo vírus Covid-19 e procura dar resposta à necessidade crescente de material médico em instituições de saúde.

O jurista de formação faz a intermediação entre os hospitais e os técnicos de reparação. Mas o seu empenho na resolução de problemas relacionados com a pandemia não acaba aqui: “Estou também envolvido na produção de zaragatoas nasais – encontramos uma solução de topo para abastecermos os stocks de testes do Covid-19 para laboratório. Estamos a projetar uma produção de 500 mil unidades por semana”. Além disso, colabora na produção de um protótipo de ventilador e no desenvolvimento de uma máscara que servirá, também, de viseira.

Durante o seu percurso académico, participou no programa ADN Jurista, considerando-se “um profundo defensor” da iniciativa que tem como objetivo preparar os alunos interessados para os desafios reais do mercado profissional, sem custos associados.