2º Open Day da Faculdade de Direito: evento reúne alunos interessados na área do Direito, rede alumni e estudantes das licenciaturas

Tuesday, May 4, 2021 - 17:09

Depois da primeira edição do Open Day virtual, voltamos a marcar encontro com dezenas de alunos do secundário que demonstraram interesse em enveredar por uma carreira na área do Direito.

Para recordar as temáticas que foram abordadas na sessão, selecionamos alguns momentos de cada interveniente:

Ensino Próximo

“É para nós fundamental que os nossos professores consigam transmitir adequadamente aquilo que sabem, de uma forma compreensível para os nossos alunos. Aquela figura do professor distante que não responde a questões, não corresponde a uma figura da Universidade Católica. A proximidade é, para nós, um valor muito importante.”

Bolsas de Mérito

“Oferecemos bolsas de mérito àqueles que entram no 1º da licenciatura em Direito com notas de ingresso superiores a 17 ou 18 valores. Continuamos a oferecer estas bolsas nos anos seguintes, por isso têm a oportunidade de as obter ao longo do curso. Depende apenas de vós.”

Aulas Teórico-práticas

“Assumimos um formato de aula que também não é normal em Direito: o formato teórico-prático que vai permitir um contacto mais pessoal entre o professor e o aluno, com a possibilidade de fazerem uma avaliação continua ao longo do semestre.”

Manuel Fontaine, Diretor da Escola de Direito da Universidade Católica no Porto

Plano de Estudos Personalizado

 “Cada estudante tem a possibilidade de ir ajustando o seu curso académico. Isto é, embora haja um plano curricular, é meramente indicativo. Existe alguma flexibilidade na ordem de escolha das disciplinas, podem ir adaptando as vossas escolhas e a ordem da própria aprendizagem.”

Disciplinas Opcionais

“Existe um leque de disciplinas opcionais – seja economia, psicologia, ciência política, mediação, entre outras, que não são de Direito e que têm obrigatoriamente de escolher para concluir a Licenciatura.”

Marta Portocarrero, coordenadora da Licenciatura em Direito

Diversas saídas profissionais

“Os diplomados têm acesso a toda as saídas profissionais ligadas a cada uma destas áreas, podendo exercer qualquer profissão jurídica. Ou seja, podem inscrever-se na Ordem dos Advogados e podem candidatar-se à Magistratura (neste caso, desde que tenham feito o mestrado), como os outros licenciados em Direito.”

Agostinho Guedes, coordenador de Direito da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

Interdisciplinaridade

“A Universidade Católica é altamente organizada e está acima da média. A Escola de Direito promove muito a meritocracia e a intercomunicabilidade entre as áreas de aprendizagem e, também, as áreas de intervenção cívica e profissional. O curso de Direito da Universidade Católica no Porto é um curso com muita qualidade, com um corpo docente muito bom.”

Luís Montenegro, alumni | Advogado e Fundador e Sócio da SP&M, Sousa Pinheiro e Montenegro, Sociedade de Advogados, SP, RL.

Ensino Exigente e Diferenciador

“Apesar da exigência que a Católica tem, quando chegarem à Ordem dos Advogados para fazerem os vossos exames, vão notar diferença em relação aos colegas que vêm de outras Faculdades. Vão-se surpreender com os resultados que vão obter.”

Lígia Faria, alumni | Procuradora do Ministério Público

Programas de Desenvolvimento Pessoal

 “Uma das razões que me levou a escolher a Faculdade de Direito da Universidade Católica no Porto foi a existência do programa ADN do Jurista. Procura tornar-nos melhores juristas e melhores pessoas, atentos a nós mesmos e ao mundo que nos rodeia. Confesso que me ajudou a crescer bastante e que me permitiu ultrapassar algumas das minhas maiores dificuldades, nomeadamente a conseguir controlar melhor o nervosismo em apresentações orais e, também, a transmitir emoções consoante o público a que me estou a dirigir.”

Catarina Nogueira, estudante do 4º ano da Licenciatura em Direito

Crescimento Pessoal

 “Tenho crescido imenso por estar neste curso. Consigo resumir a Dupla em três palavras: organização (é fulcral para o acompanhamento da matéria), empenho (sem estudo, nada é possível) e equilíbrio (não nos devemos esquecer dos nossos interesses e pessoas que nos rodeiam). “

Equilibrio entre a Vida Académica e a Vida Pessoal

“Nunca deixei de estar envolvida em projetos que me interessassem – ser responsável pela Missão País, voluntariado, UDIP, atividade física – e encontrar o equilíbrio. Ajuda imenso o facto de a Católica ter projetos que nos permitem crescer integralmente como indivíduos, o que me levou não só a escolher a Dupla Licenciatura, mas a Dupla Licenciatura na Universidade Católica no Porto.”

Maria Morais Sarmento, estudante do 4º ano da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão


A primeira fase de candidaturas à Licenciatura em Direito e à Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão começa dia 7 de junho e termina dia 6 de agosto.