Aula Aberta Online | Cristianismo e Cultura : O perdão em Paul Ricoeur no horizonte filosófico pós-Holocausto

Friday, May 7, 2021 - 14:30 to 15:30

Faculdade de Direito - Escola do Porto | Universidade Católica Portuguesa

Rua de Diogo Botelho 1327
PortoPorto4169-005
Portugal
Show map

Pensar o perdão é, antes de mais, confrontar-se com o mal e descobrir a marca do absurdo com que ele sela a vida humana. E, desde esse fundo tenebroso, reinventar uma vida. É possível o perdão?  O perdão que é dom incondicional a brotar de uma dívida dolorosa? 

Paul Ricoeur, que trabalha o tema do mal e da história e da interpretação e do reconhecimento e do dom, no contexto pós-holocausto, não diz que o perdão é impossível. Mas confessa que ele é difícil. Na verdade, não se chega da dívida ao dom sem passar pela reinvenção do sentido. O passado é irreversível. Será perdoável o imperdoável? Pode a leitura da história ser reinventada? Pode a vida ser reconfigurada? 

Dom desproporcional, excessivo, transcendente, o perdão mostra-se como renarração, luto, promessa, reconhecimento e hospitalidade. Dá-se como caminho de acolhimento do outro, do outro inimigo, do outro culpado, na recriação de uma vida e do viver juntos. Será possível o milagre de fazer do inimigo um amigo?

Será a 3ª Aula Aberta da unidade curricular Cristianismo e Cultura, do Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, com Pedro Valinho Gomes (UCLouvain).

INSCRIÇÕES