Aula Aberta Online | Cristianismo e Cultura: O Humano do Tecnocosmos ao Pós-Humano

Friday, April 23, 2021 - 14:30 to 15:30

Faculdade de Direito - Escola do Porto | Universidade Católica Portuguesa

Rua de Diogo Botelho 1327
PortoPorto4169-005
Show map

Luís Archer, o jesuíta que marcou o mundo da ciência na segunda metade do séc. XX em Portugal como pioneiro da genética e da bioética, num texto publicado em 1986* lança um alerta: a grande confrontação que vai eclodir no despontar do novo milénio entre o Humano como o conhecemos e o paradigma então emergente das tecnociências – o tecnocosmos.

O processo cultural trans-humanista em curso e a era pós-humana do mundo que se auto-promete, alcançável pelas possibilidades abertas pelas nanotecnologias, biotecnologias, tecnologias da informação e neurociências constituirão a derrota do Humano, no confronto predito pelo jesuíta-cientista? E numa Universidade Católica, chamados a fazer a articulação entre cristianismo e cultura, que papel nos cabe no desígnio, formulado por Luís Archer SJ, de participar na elaboração da transcendência salvadora de um novo humanismo?

Será a segunda Aula Aberta da unidade curricular Cristianismo e Cultura, do Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, com o Professor P.e José Nuno Ferreira da Silva (coordenador da UC).

INSCRIÇÕES

*Na intervenção “O homem perante o tecnocosmos emergente da biologia”, proferida no “Congresso Internacional Estruturas emergentes para uma nova revolução nas ciências”, e, organizado em Lisboa pelo Centro Internacional de Epistemologia e Reflexão Interdisciplinar do Instituto Piaget, publicada na revista Brotéria em janeiro de 1986.